Pesquisar no site

Calendário de eventos

Festividade das Pioneiras 23, 24 e 25 de maio

01/05/2013 00:00
Venha participar da Festividade das Pioneiras 23, 24 e 25 de maio, vamos adorar ao Senhor Deus.

Fique por dentro

Esta lista está vazia.

 

Mensagens

 

Jesus é a Rosa de Saron? em qual Bíblia?

 

Rosa de Saron 300x206 Jesus é a Rosa de Saron? em qual Bíblia?Infelizmente vivemos numa geração analfabeta de Bíblia. Os crentes querem sentir, não pensar. Querem sentir arrepios e não estudarem a Bíblia com dedicação. Tudo o que é falado em nome de Deus, estas pessoas aceitam.

Muito se tem falado no meio evangélico a respeito da famosa “Rosa de Saron”. Em quase toda igreja tem um conjunto ou um grupo denominado “Rosa de Saron”. Na maioria das vezes tem em mente que a Rosa de Saron seja uma referência a pessoa de Jesus. Pregadores no êxtase da mensagem dizem: Jesus é a Rosa-a-a-a- de Saron, aleluia!

Portanto, estamos diante da pergunta intrigante: “Quem é a Rosa de Saron”?

Antes de respondermos a questão acima, se faz necessário exortar a todos os leitores da Bíblia, que devemos ler a Bíblia com a máxima atenção, analisando os pontos, as vírgulas etc. Não podemos ler a Bíblia como se tivéssemos lendo um jornal, uma revista ou um periódico. Na verdade a falta de leitura com atenção, é a causa da difusão de tantas “doutrinas” perniciosas no seio da igreja. Se os membros das igrejas se dedicassem mais à leitura do texto sagrado, com certeza, não seriam tão facilmente enganados e nem participariam de “estórias” chamadas bíblicas.

No capítulo 2 de Cantares de Salomão, basta um simples exame do livro, usando a versão ARA (Almeida Revista e Atualizada) para dissipar de uma vez por todas esta suposta contradição. Nesta versão encontramos um título que indica quem está falando; ora a esposa, ora o esposo, ora as filhas de Jerusalém. No texto de Cantares 2.1, encontramos em cima da fala o nome: “esposa” e ela diz:

“Eu sou a rosa de Saron” no hebraico: Ani Havatselet há Sharon

Se ainda pairasse dúvida quanto à afirmação ser do amado ou da amada, o texto original decide a questão quando se observa que as terminações das palavras são as do feminino. A letra Tav no final da palavra indica feminino.

Saron – o local onde brota o Havatselet

Não podemos falar do havatselet sem falar de Saron, a planície onde ela nasce, floresce e fenece. A palavra “Saron” no hebraico é “Sharon” que significa: plano, planície.

Sharon é assim denominada a área fértil e úmida da região. A planície costeira de Israel é chamada de Sharon. Os sábios judeus comparam os justos às rosas do vale, que são as mais belas de sua espécie. Elas mantêm o frescor dos vales úmidos. Enquanto isso, os “reshaim” (perversos) são semelhantes às rosas das montanhas, que pouco duram porque secam sob a inclemência da natureza, esvoaçando depois como o vento faz o debulho.

A rosa requer bastante claridade, o que ela obtém nas planícies do Sharon. Os largos espaços são ideais para que sua fragrância se espalhe.

O gado de Davi pastava em Sharon, sob o comando de Sitrai, o saronita (1 Cr 27.29).

As características do Havatselet e sua aplicação

A sua cor era vermelho-vinho:  A igreja entende o sacrifício de Jesus e reconhece que foi pelo sangue do Cordeiro que ela foi salva

Suas flores eram perfumadas: O viajante podia sentir a fragrância de muito longe, ou seja, cada cristão deve ser o bom perfume de Cristo, o bom cheiro do Evangelho

Tinha 6 pétalas:  A igreja por mais abençoada que seja, sabe que é formada por homens. O número 6 na Bíblia é o numero do homem.

Nele e por Ele, Pr Marcelo Oliveira que colabora com Estudos Bíblicos no Gospel Prime

Bibliografia: Wasserman, Adolpho. Cântico dos Cânticos. Ed. Maayanot

Kaiser, Hilmar E.S. Eller. O Havatselet de Saron. Apostila do CCBB.

 

 

Andando em novidade de vida

 

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo (2 Coríntios 5.17)

    Quem recebe nova vida em Cristo troca os velhos hábitos e atitudes por novos ideais de realizações que engrandecem o Reino de Deus. Viver uma nova vida em Cristo é vestir a nossa consciência com os trajes da justiça e da santidade. É permitir que a nossa mente e os nossos planos sejam iluminados pelo Criador. Hoje é um excelente dia para você buscar nos braços do Pai a renovação espiritual. Permita que Deus use o novo homem que há em você. Não deixe que a incerteza e a inconstância prevaleçam em sua vida.

E lembre-se: está fadado ao fracasso aquele que tem a pretensão de agradar a todos. Além do mais, a Palavra de Deus diz que não podemos servir a dois senhores (Mt 6.24). Não podemos ao mesmo tempo servir a Deus e à nossa natureza carnal, andar na luz e nas trevas, caminhar para o Céu e ao mesmo tempo trilhar o caminho que conduz ao inferno.

Proceda como uma nova criatura, nascida da água e do Espírito (João 3.5), alguém que sabe muito diferenciar a vontade de Deus da vontade da carne, que tem a mente regenerada e purificada pela Palavra, que adotou um novo pensar e um novo agir, que foi convencido pelo Espírito Santo a confessar e a deixar o pecado (João 16.8).

Se você tem proferido as palavras e praticado as ações que caracterizam o novo homem em Cristo, a cada dia dará mais um passo para alcançar a vitória em Jesus Cristo.


Pensamento do Dia
"Para alcançar a vitória é preciso, antes de tudo, acreditar nela", Marechal Foch 

Pr. Silas Malafaia

Fonte: E-mail recebido de: Associação Vitória em Cristo.  

 

Crente chuchu Imprimir E-mail
O crente chuchu, é aquele que assimila o sabor alheio; que não influencia em nada o gosto da comida; que não tem personalidade no universo culinário. Querido, não seja crente chuchu, mas seja você mesmo.

Você já ouviu falar a respeito do crente chuchu? Não? Ah! Mas são muitos. Quem sabe você está sentado ao lado de um... Mas não vá cometer a bobagem de perguntar se é ele, tá? E se for você o tal? Já imaginou a sua reação se alguém chegar e disser: “diz aí, crente chuchu!” Eu não acredito que haja alguém com tamanha cara-de-pau, (se bem que tem gente pra tudo), mas que às vezes dá uma vontade... Bom, vamos definir o crente chuchu. Você já conhece essa linguagem, não é? Ex. O crente cebola, é aquele que faz a gente chorar; o crente calhambeque, só vai no empurrão; crente macaco, vive de galho em galho; o crente celular, vive chiando ou fora de área, etc. Pois bem, o crente chuchu, é aquele que assimila o sabor alheio; que não influencia em nada o gosto da comida; que não tem personalidade no universo culinário. É como se diz no popular: “nem cheira, nem fede”. Nesse aspecto, temos muitos dentro de igrejas que se encaixam nessa definição. Gente sem luz própria, sem qualquer influência, sem ministério, sem servir ao corpo. São aqueles de Apocalipse 3:15 e 16, que não são nem frios nem quentes, mas mornos, e que causam náuseas no Senhor. São aqueles que, por não terem sua própria experiência com Deus, vivem da experiência dos outros, do que os outros lêem, meditam e descobrem na Palavra de Deus. Andam sempre inseguros, inconstantes, frágeis, por não terem raiz própria. É como o chuchu mesmo, que precisa sempre de uma cerca para se segurar. Pessoas que não sabem o que querem; não param em igreja alguma, vivem trocando de pastor, de irmãos, de doutrina; nunca estão contentes com nada, vivem em busca de aventuras espirituais; estão sempre abertas a tudo, não selecionam nada, ouvem qualquer profecia, lêem qualquer livro, escutam qualquer música, enfim, vivem numa salada existencial e espiritual, sem qualquer firmeza ou definição para a sua vida. O crente chuchu é facilmente influenciado por falsos ensinos, ou comportamentos estranhos de outros legumes dessa salada, como o crente jiló, por exemplo, amargo...! Querido, não seja crente chuchu, mas seja você mesmo. Você tem uma identidade espiritual, uma função definida, prática e abençoadora no corpo de Cristo e na sua igreja local. Mostre a sua cara, seus talentos, o que você recebeu de Deus para abençoar o seu povo. Envolva-se, participe, contribua. Também vença a tentação de seguir os modismos, pois eles passam. Firme os pés na Palavra de Deus, abra os olhos e veja bem por quem você está sendo instruído, assimile o que vem de Deus, mas deixe vir à tona do seu jeito, com as suas características. Seja autêntico e firme, e que Deus te abençoe.