Surge uma nova oportunidade para rapazes no Exército. Já estão abertas as inscrições do concurso de admissão aos cursos de formação de sargentos do Exército (ESA 2011). Neste ano, a oferta é de 1.176 vagas, sendo 1.020 para área combatente/logística-técnica, 100 para a área de material bélico/manutenção de viatura auto, 35 para aviação e 21 para músicos. A escolaridade exigida é o ensino médio. Após curso de um ano e meio, os vencimentos brutos iniciais são de R$2.962,14.
Os interessados em participar já podem se inscrever na página Eletrônica da Escola de Sargentos das Armas (ESA). O prazo fica aberto até o dia 20 de julho. O valor da taxa de inscrição é de R$70. Contudo, até o próximo dia 12, é possível solicitar isenção da taxa de inscrição. Todas as regras do concurso podem ser consultadas no manual do candidato, disponível no anexo abaixo, assim como o programa completo.
Podem solicitar o benefício filhos menores de ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial, falecidos ou incapacitados em ação, em consequência de sua participação efetiva em operações bélicas, como integrante da Força do Exército, da Força Expedicionária Brasileira (FEB), da Força Aérea Brasileira, da Marinha de Guerra ou da Marinha Mercante; candidatos que forem membros de família de baixa renda; e jovens inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
O processo seletivo é destinado a jovens brasileiros, do sexo masculino, que completem, até 30 de junho de 2011, no mínimo, 18 e, no máximo, 24 anos de idade — nascidos no período compreendido entre 1º de julho de 1986 e 30 de junho de 1993. Outras exigências são comprovar a conclusão do ensino médio antes do encerramento do processo seletivo e ter, no mínimo, 1,60m (um metro e sessenta centímetros) de altura.
Já candidatos área material bélico/manutenção de viatura auto deverão possuir diploma, certificado, histórico escolar ou boletim interno que comprove a conclusão de curso na área de manutenção de viatura auto ministrado em escola técnica, pública ou particular, com indicação de carga horária do curso realizado, devidamente validado pelo Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec).
O pontapé inicial do concurso será dado no dia 7 de novembro, com a aplicação dos exames intelectuais, compostos de questões objetivas de Matemática, Português, História e Geografia do Brasil, Teoria Musical (só para músicos) e redação. A seleção dos candidatos abrange, ainda, análise de títulos, avaliação psicológica (candidatos da área Aviação), inspeção de saúde, inspeção de saúde específica (candidatos da área de Aviação), exame de aptidão física, exame de habilitação musical (candidatos da área Música), revisão médica e comprovação dos requisitos biográficos. No ano passado, 41.402 candidatos disputam as 1.216
vagas oferecidas.